O Programa Estadual para a Conservação da Biodiversidade – PROBIO/SP

O Programa Estadual para a Conservação da Biodiversidade – PROBIO/SP é um dos 10 programas prioritários criados pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (1995). Estes programas estão embasados nos pressupostos da Agenda 21 e visam articular as ações relacionadas a eles dentro e fora do Sistema Estadual de Meio Ambiente (SISEMA).

O PROBIO/SP trata, na escala estadual, de um tema muito importante para o País que é a diversidade biológica ou “diversidade da vida”. Em 1994, o Brasil ratificou a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), que define as diretrizes, para as ações dos países, referentes a esta questão.

Não se sabe ao certo quantas espécies diferentes de plantas e animais existem no planeta. As estimativas variam dos 10 aos 50 milhões, sendo que deste total apenas 1,5 milhão foram classificadas pelos cientistas, até hoje. O Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade, o que em muito se deve por abrigar cerca de 28% do que resta das florestas tropicais do planeta.

No interior de suas fronteiras estão alguns dos “Hot Spots” de alta prioridade na terra, como a Mata Atlântica e o Cerrado. O Estado de São Paulo, que possui o maior remanescente de Mata Atlântica do País, é o único Estado na Federação que tem uma equipe e uma linha de ação voltadas para o tema biodiversidade.

download 2

Probio Mapa Brasil

  • Workshop “Bases para Conservação e Uso Sustentável das Áreas de Cerrado no Estado de São Paulo”
  • Publicação Entendendo o Meio Ambiente – descreve os principais tratados e convenções (como CITES, RAMSAR, CLIMA, BIODIVERSIDADE) de forma clara e sucinta.
  • Site sobre as Unidades de Conservação sob administração da Secretaria do Meio Ambiente, contendo bancos de dados, mapas, documentos e legislação pertinente. Incluindo a lista de espécies da flora e avifauna do Parque Estadual da Cantareira
  • Domínio da Mata Atlântica – Este texto faz parte do livro Adote um Parque do Probio/SMA (no prelo). Descreve as várias formações florestais, legislação incidente e unidades de conservação do Estado de São Paulo.
  • Espécies da Fauna Silvestre Ameaçadas de Extinção do Estado de São Paulo.
  • Boletim PROBIO/SP, que tem por objetivo divulgar os conceitos ligados à biodiversidade, trazendo o conceito de conservação da biodiversidade para o nível mais concreto.
  • Agenda de Ecoturismo do Vale do Ribeira

Além das informações da própria Secretaria (SMA) outro link muito importante para o Programa Estadual para a Conservação da Biodiversidade é o BIOTASP iniciativa colaborativa, que tem como meta sistematizar as informações disponíveis para a tomada de decisão sobre prioridades de conservação e utilização sustentável da biota do Estado.

PROBIO/SP – Programa Estadual para a Conservação da Biodiversidade

Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo
Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345
CEP: 05489-900 – São Paulo – SP – Fone: (011) 3030-6625; (011) 3030-6626
Email: probio.sp@cetesb.sp.gov.br
Fonte: cetesb.sp.gov.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *