BDT – Base de Dados Tropical

Floresta Tropical

O BDT tem como meta e estratégia a disseminação de informação eletrônica, como ferramenta na organização da comunidade científica e tecnológica do país. Atua especificamente na área de informação biológica, de interesse industrial e ambiental, e pretende, através de sua atuação, contribuir diretamente para a conservação e utilização racional da biodiversidade no Brasil. Uma sociedade sustentável pressupõe uma sociedade informada, na qual os vários segmentos produzem e têm acesso à informação qualificada, utilizando-a nos processos de formulação e decisão política.

Flora e fauna tropical

Nunca é tarde demais para falarmos sobre o meio ambiente. O planeta em que vivemos possui uma biodiversidade incalculável, e que funciona a partir de um equilíbrio muito delicado. Qualquer mudança em uma região pode afetar não esta mesma área, mas inclusive áreas vizinhas que possuem interdependência com a mesma. O equilíbrio ambiental é de extrema importância, e o homem deve cuidar para que, caso haja mudanças neste equilíbrio, que não seja ele o responsável. O bioma mais rico da Terra, com maior biodiversidade é o de florestas tropicais. O grande e estável volume de água ao longo do ano inteiro, assim como a temperatura média anual elevada, proporciona um ambiente muito próspero para a reprodução de espécies animais e vegetais. São várias regiões da Terra a apresentarem o bioma de Floresta Tropical, dentre eles estão a América do Sul, a África, a Ásia, a Austrália e a América Central.

A flora tropical é muito rica, e em apenas poucos metros quadrados de área da floresta é possível encontrar um número muito grande de espécies diferentes. As árvores da floresta tropical em geral são muito antigas, e por isso possuem um tamanho avantajado. Por este fato, e algumas áreas as árvores lado a lado podem formar um “telhado verde” quase fechado. O fato de que algumas áreas da floresta ficam à sombra deste telhado verde, a região mais próxima do solo é bastante úmida, o que contribui ainda mais para a biodiversidade de espécies e para o fluxo de pequenos córregos. Com a diferença de luz e, conseqüentemente, de temperatura existente entre o nível do solo e o topo das árvores mais altas, é possível observar a existência de microclimas, como faixas, em que cada área acaba por abrigar espécies especifica de vegetais e animais. As árvores possuem o tronco bem grande e largo e raízes expostas. Por isso, vê-se que muitas plantas menores ou até animais, utilizam-se das árvores como abrigo, como sustentação, como fonte de alimento ou como apoio para ficar mais longe do chão úmido. Finalmente, uma característica bastante importante da flora das Florestas Tropicais, é a rápida decomposição de matéria que ocorre no nível mais próximo do solo. O solo, assim, mantém-se sempre fértil e produtivo, em um ciclo ininterrupto.

A fauna tropical possui características parecidas com a flora, e ambas, fauna e flora, vivem em interdependência, em um perfeito equilíbrio ecológico. Sobre as características semelhantes entre flora e fauna, destaca-se a grande diversidade de espécies existente em uma Floresta Tropical. E esta variedade é maior ainda se ampliarmos a observação, comparando os diferentes animais presentes nas diferentes regiões do planeta. A maior diversidade animal fica por conta dos insetos e aves. Eles ocupam a área do topo das árvores, fazendo lá seus ninhos e refúgios. Esta área os protege dos animais carnívoros de maior porte que vivem mais próximos do solo. A fauna tropical ainda apresenta um número bastante grande de mamíferos, dos mais variados tipos. Alguns deles têm hábitos noturnos e são carnívoros, enquanto que outros são herbívoros e vivem em cima das árvores, como os macacos, por exemplo.

publicado
Categorizado como Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *